domingo, 23 de setembro de 2012

Nós no espelho
Olho-me no espelho e me assusto ao ver a pele menos lisa, o rosto mais sulcado, dobras suaves nos cantos dos olhos. Parece também que os lábios se afinaram. Sobre eles passo a mão... também nela há pele demais, dobras demais, marcas demais. Surpreendo-me no espelho...
Meu Deus, quem é essa tão mais velha que eu? Lembra-me minha mãe, minha velha mãe. Percebo naquela do espelho algo dela e muito de mim. Somos uma fusão? Ou simplesmente me aproximo dela? Olhamo-nos para mim, mas pouco me reconheço, enfim. Sinto, porém, uma cobrança dura, como se nosso olhar me inquirisse “O que fizeste de mim?”
Arregalo os olhos e respondo “Nada”. Nada fiz de ti, mãezinha. Tu é que me invadiste, ruga após ruga, flacidez atrás de outra, trespassando-me a beleza da vida, aparecendo-me no espelho assim. Eu? Sou ainda a mesma menina. Tenho medo e sinto frio. Preciso do teu colo e nele me aninho. Eu mesma, princesa da casa, rica em bagunças e teimosias. Eu mesma que corri ao teu lado e te chamei bem perto e que hoje sinto falta de passar os dias bem ao lado teu.
Vejo-te em mim, no espelho. Cerro os olhos e vejo-me em ti, na vida. Abro olhos e lábios num sorriso que rouba daquela que vejo qualquer orgulho triste. Sou eu. És tu. Somos nós.
(Inspirado no poema “Espelho”, de Mário Quintana. Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/quinta.html>)

4 comentários:

  1. Que lindo... Parabéns pela sensibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por passar por aqui e comentar. Bom que você gostou. Volte sempre!

      Excluir
  2. Que lindo professora Simone! amei seu blog e estarei sempre aqui para prestigiá-la...parabéns! bjssss Sarita♥

    ResponderExcluir
  3. Venha sempre, Sarita! Adorarei ver você por aqui. Beijo grande.

    ResponderExcluir