quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


Desejos de Ano Novo

O Natal havia passado há dois dias, e lembrava-se com gratidão da Ceia de Natal preparada em família. Casa cheia: parentes, amigos, irmãos. Todos à volta da mesa, com as mãos em prece, agradecendo aos céus por mais um Natal. Emoção e repeito ao Grandioso no coração de cada um ali presente. Depois, a alegria da troca de presentes, brindes ruidosos com taças de espumante e desejos sinceros de um feliz Natal. O mundo não havia acabado, afinal. E ela podia alegrar-se, na companhia das pessoas que mais lhe eram especiais, naquela noite feliz.
Agora, que todos já haviam partido e ela se encontrava em sua sala, sozinha, folheava velhas revistas e pensava sobre o ano que viria daí a pouco. Tinha uma lista especial de desejos. Queria fazer mais, aproveitar mais, sorrir mais e se estressar menos. Queria um ano de paz. Também queria viajar três vezes no ano; trocar de carro quando recebesse o décimo terceiro; publicar o livro no qual vinha trabalhando há tempos; aprender a tocar violão. Queria criar a regularidade de malhar três vezes por semana e não apenas quando ela sentisse que as roupas não estavam lhe caindo bem. Queria ver o pôr do sol uma vez, pelo menos, a cada quinze dias. Queria cortar o refrigerante, reduzir as frituras e os doces. E ler, religiosamente, três livros a cada mês. Gastar mais tempo cuidando de si mesma, ouvindo boas músicas, conversando com seu filho. Queria que essas coisas boas se estendessem a todos a quem ela queria bem, aos homens e mulheres de boa vontade espalhados por este vasto mundo.
Seus desejos eram bem próximos dos de boa parte do mundo, pensou. Deu uma sonora gargalhada, admirada por sua lista ser tão especial e, ao mesmo tempo, tão comum. Levantou-se do sofá, largou a revista num canto e pôs-se a cantarolar uma canção em homenagem aos desejos que todos nós, simples humanos, temos de que o mundo seja, um dia, melhor. Quem sabe em 2013?

Um comentário:

  1. Por vários momentos me vi neste texto. Que 2013 seja para você repleto de realizações. Abraços de saudades. Alessandra Martins

    ResponderExcluir